segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bhagwan Shree Rajneesh - Osho faz a seguinte consideração a respeito do inconsciente:

"Para Freud, o inconsciente significa simplesmente o consciente reprimido. Assim tudo que é ruim e mau, imoral, tem sido reprimido. Para Freud essa parte reprimida é o inconsciente – mas não para os místicos. Freud esteve estudando a mente patológica e concluiu que bem debaixo do consciente existe uma mente inconsciente. Essa mente carrega tudo que vem sendo reprimido desde a infância, tudo que a sociedade condenou.
Essa parte existe – e continua funcionando. E é muito poderosa, vai pregando peças no consciente. O consciente é realmente impotente diante desse poder.
Mas para o Tantra e o Yoga, o inconsciente de Freud não é o inconsciente. O inconsciente de Freud é uma pequena fronteira entre consciente e inconsciente – é o subconsciente. O consciente obriga algo a se esconder, com medo de que aquilo que foi reprimido venha à tona. O inconsciente freudiano não é realmente o inconsciente, é somente o subconsciente.
O Tantra fala sobre o real inconsciente, que não está reprimido, mas que é seu mais profundo ser. Seu consciente é apenas uma parte dele que chegou à luz, uma décima parte que viu a luz, que se tornou consciente. Nove décimos estão bem escondidos por baixo. Esse inconsciente é realmente a fonte de energia vital, do ser. Sua mente consciente é um décimo de toda a mente; e esta mente cria seu próprio centro; esse centro é o ego. Este centro é falso, porque não é o centro de toda a mente, é apenas um fragmento. O fragmento criou seu próprio centro e esse centro continua fingindo que é o centro de todo o ser. Sua mente inteira tem um centro; esse centro é chamado “o guia”. Esse centro está no inconsciente e será revelado quando cinco fragmentos, ou metade da mente, vierem à luz. Então o centro que é o guia será revelado.
Assim, você não precisa ter medo do inconsciente: é do inconsciente freudiano que você tem medo. Mas, este inconsciente freudiano pode ser jogado fora na catarse.”

                                                                                                           OSHO – O Livro dos Segredos, A Ciência da Meditação

Um comentário:

  1. sou fã de osho, gostaria de achar via internet o livro o cipreste no jardim, caso temha ele zipado gostaria fosse possivel me enviar , ou algum link, paz profunda aristidesreis@hotmail.com

    ResponderExcluir