sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Waking Life

"Um segundo nos sonhos é infinitamente mais longo do que na vida desperta."
Escrito e dirigido por Richard Linklater, Waking Life é uma gostosa viagem e merece ser assistido várias vezes. Utilizou-se no filme da rotoscopia: "uma técnica usada na animação onde usa-se como referência a filmagem de um modelo vivo, aproveita-se então cada frame filmado para desenhar o movimento do que se deseja animar."


Trailer Legendado


Trechos do filme

(...)E esta é minha janela para o mundo. A cada minuto um novo espetáculo.
Posso não compreendê-lo ou concordar com ele mas eu o aceito e acompanho a maré.
Mantenha o equilíbrio, é o que digo.
Siga com a corrente. O mar jamais rejeita um rio.
A idéia é manter-se em um estado de partida, mesmo ao chegar.
Economiza-se em apresentações e em despedidas. A viagem não requer explicações, apenas passageiros.É aí que entram vocês.
É como se chegássemos ao planeta com uma caixa de lápis de cera. Pode-se ganhar a caixa de 8 ou a de 16...mas o segredo é o que você faz com eles e as cores que lhe foram dadas.
Não se preocupe em colorir somente dentro das linhas.
Pinte por fora das linhas e fora da página! Não queira me limitar!
Nos movemos com o oceano. Não estamos ancorados!(...)

 
(...)Você ainda não conheceu a si mesmo.
Mas a vantagem de conhecer outros enquanto isso é que
um deles pode lhe apresentar a si mesmo.
Examine a natureza de tudo que você observa.
Por exemplo, você pode se descobrir caminhando por um estacionamento sonhado.
E, sim, estes são pés sonhados dentro de seus sapatos sonhados. Parte do seu eu sonhado.
E então, a pessoa que você parece ser no sonho, não pode ser quem você é realmente.
Esta é uma imagem, um modelo mental.(...)
“Dizem que os sonhos somente são reais enquanto duram.
Não podemos dizer isso da vida?”


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Akira Kurosawa's Dreams (Legendado)

Um dos maiores diretores de cinema da história, (Tóquio, 23 de Março de 1910 – Setagaya, 6 de Setembro de 1998). Segue o capítulo “Corvos” de seu filme Sonhos (1990). Os capítulos deste filme são baseados em sonhos do próprio Akira.

obs: O audio está atrasado mas a legenda está certinha com a imagem.
Este video me faz lembrar de um artigo que li à algum tempo.
Um homem estudava sobre sonhos lúcidos e projeções astrais à partir do mesmo.
Sempre procurava anotar todas as tentativas e exercícios usado na prática.
Certo dia teve uma experiência de viagem astral, sentiu seu corpo todo em catalepsia e depois começou a sair lentamente, flutuou para a frente e então abriu os olhos.
Estava num lugar que nunca vira antes, havia uma cabana no alto de um monte e um riacho que passava por ele, muitas flores ao redor e um céu azul anil que contrastava com todo o chão coberto por um relva verde florida.
Desconcentrou-se e acabou voltando para seu corpo. Abriu os olhos e sentou-se na cama bem lentamente, lembrando de cada detalhe, pegou seu caderno e anotou tudo, depois foi até a cozinha e tomou um copo de água, voltou ao quarto pensativo, nunca havia tido um experiência assim, sentia-se estranho, sabia que era real, mas onde?


Sentou-se na cama, agora com a luz acesa e tentou refazer mentalmente o caminho até aquela paisagem, não conseguia desvendar o mistério, levantou-se e ao virar-se para a parede que ficava aos pés da cama teve uma surpresa!
Ali, na parede, estava um quadro com a pintura exata do local onde havia estado. Não pôde acreditar ao ver, então ao observar todos os detalhes resolveu fazer um teste.
Deitou-se confortavelmente e depois de algum tempo sentiu que seu espírito se desprendia do corpo, abriu os olhos e foi andando em direção ao quadro, na intenção de entrar dentro dele, tamanha foi a surpresa ao ver-se novamente dentro daquela paisagem.

Mas a paisagem não era estática como a pintura, tinha movimento, podia ouvir o barulho do riacho e sentir a grama fofa sob seus pés.
No outro dia teve a idéia de então imprimir fotos de pessoas conhecidas num bom tamanho e colar no quadro, como se as pessoas fizessem parte do cenário, e novamente uma surpresa, quando entrou naquela paisagem encontrou-se com todos os seus conhecidos e pôde inclusive conversar com eles.
Bom, isso, foi um sonho criado pelo sonhador, uma realidade que ele mesmo manipulou naquele momento, um sonho criativo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Incubação dos Sonhos

Usar os sonhos para receber respostas de alguma dúvida ou mesmo para ter alguma inspiração.
Seguindo um simples roteiro, você será capaz de acordar com a resposta adequada à sua incubação. O passo mais importante é o de manter na cabeceira da cama o seu diário de sonhos.
Como fazer:
Quando for se deitar, expresse sua pergunta, por escrito, em seu diário de sonhos, em apenas uma linha. Sonhos tendem a nos fornecer respostas simples e específicas quando formulamos frases simples e específicas. Você pode experimentar algumas frases até encontrar a melhor. Se for possível, além de escrever, leia sua frase em voz alta.
Concentre sua consciência exclusivamente em sua pergunta. Livre-se de pensamentos negativos, como: “Isso não dará certo.” ou “Amanhã tenho que fazer muitas coisas”. Não perca o seu foco e volte para sua frase. Durma com a certeza de que obterá a resposta no dia seguinte.
Ao acordar, faça suas anotações, incluindo todos os sentimentos, pensamentos, frases, palavras, canções ou fantasias que lhe ocorram. Não faça julgamentos.
Use seu método de interpretação e não tente forçar o sonho a responder sua pergunta. O sonho pode abordar outro tema, então explore seu sonho com a mente aberta. Não deixe escapar informações importantes querendo obter uma resposta para sua incubação. Quando perceber a linha básica de ação do sonho, pergunte a si mesmo se ele traz à luz sua frase de incubação.
Precisamos entender que os sonhos não nos dizem o que fazer. Eles nos abrem os olhos com insights que fazem sentido. A decisão de agir de acordo com a informação do sonho cabe a mente desperta.

Porque a incubação, às vezes, não cumpre sua tarefa

Há uma energia sábia nas profundezas do inconsciente pronta a nos ajudar, portanto, a incubação é um método destinado a funcionar. Contudo, alguns aspectos precisam ser observados:
  • O inconsciente envia outra mensagem, de caráter essencial ao sonhador, para aquele momento;
  • O sonhador não segue os passos básicos à incubação;
  • O sonhador não reconhece a mensagem;
  • O sonhador, descrente da possibilidade, é indiferente à interpretação

Bhagwan Shree Rajneesh - Osho faz a seguinte consideração a respeito do inconsciente:

"Para Freud, o inconsciente significa simplesmente o consciente reprimido. Assim tudo que é ruim e mau, imoral, tem sido reprimido. Para Freud essa parte reprimida é o inconsciente – mas não para os místicos. Freud esteve estudando a mente patológica e concluiu que bem debaixo do consciente existe uma mente inconsciente. Essa mente carrega tudo que vem sendo reprimido desde a infância, tudo que a sociedade condenou.
Essa parte existe – e continua funcionando. E é muito poderosa, vai pregando peças no consciente. O consciente é realmente impotente diante desse poder.
Mas para o Tantra e o Yoga, o inconsciente de Freud não é o inconsciente. O inconsciente de Freud é uma pequena fronteira entre consciente e inconsciente – é o subconsciente. O consciente obriga algo a se esconder, com medo de que aquilo que foi reprimido venha à tona. O inconsciente freudiano não é realmente o inconsciente, é somente o subconsciente.
O Tantra fala sobre o real inconsciente, que não está reprimido, mas que é seu mais profundo ser. Seu consciente é apenas uma parte dele que chegou à luz, uma décima parte que viu a luz, que se tornou consciente. Nove décimos estão bem escondidos por baixo. Esse inconsciente é realmente a fonte de energia vital, do ser. Sua mente consciente é um décimo de toda a mente; e esta mente cria seu próprio centro; esse centro é o ego. Este centro é falso, porque não é o centro de toda a mente, é apenas um fragmento. O fragmento criou seu próprio centro e esse centro continua fingindo que é o centro de todo o ser. Sua mente inteira tem um centro; esse centro é chamado “o guia”. Esse centro está no inconsciente e será revelado quando cinco fragmentos, ou metade da mente, vierem à luz. Então o centro que é o guia será revelado.
Assim, você não precisa ter medo do inconsciente: é do inconsciente freudiano que você tem medo. Mas, este inconsciente freudiano pode ser jogado fora na catarse.”

                                                                                                           OSHO – O Livro dos Segredos, A Ciência da Meditação

Tipos de sonhos

Sonhos criativos: Pessoas que tem sonhos criativos representam seus sonhos através da pintura ou mesmo através de livros.

Sonhos lúcidos: A pessoa está sonhando, sabe que está sonhando e conseguem controlar o que está acontecendo como se estivessem direcionando um filme. Essas pessoas conseguem se encontrar com outras pessoas pelo seus sonhos e depois quando acordam, descobrem que a pessoa com quem sonharam tiveram o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas.

Pesadelos: Sonhar com monstros, fantasmas significa que você está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Se você sonhou que você está preso em algum lugar, isso significa que você está preso à uma situação na vida real.

Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está sonhando alega que certos eventos irá acontecer no futuro.
Sonhos repetitivos: Se você sonha com a mesma coisa mais de uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está te preocupando na vida real.

Sonhos sensuais: Todos nós sonhamos sobre sexualidade, especialmente quando estamos passando pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer estágio de nossas vidas.