terça-feira, 16 de novembro de 2010

Akira Kurosawa's Dreams (Legendado)

Um dos maiores diretores de cinema da história, (Tóquio, 23 de Março de 1910 – Setagaya, 6 de Setembro de 1998). Segue o capítulo “Corvos” de seu filme Sonhos (1990). Os capítulos deste filme são baseados em sonhos do próprio Akira.

obs: O audio está atrasado mas a legenda está certinha com a imagem.
Este video me faz lembrar de um artigo que li à algum tempo.
Um homem estudava sobre sonhos lúcidos e projeções astrais à partir do mesmo.
Sempre procurava anotar todas as tentativas e exercícios usado na prática.
Certo dia teve uma experiência de viagem astral, sentiu seu corpo todo em catalepsia e depois começou a sair lentamente, flutuou para a frente e então abriu os olhos.
Estava num lugar que nunca vira antes, havia uma cabana no alto de um monte e um riacho que passava por ele, muitas flores ao redor e um céu azul anil que contrastava com todo o chão coberto por um relva verde florida.
Desconcentrou-se e acabou voltando para seu corpo. Abriu os olhos e sentou-se na cama bem lentamente, lembrando de cada detalhe, pegou seu caderno e anotou tudo, depois foi até a cozinha e tomou um copo de água, voltou ao quarto pensativo, nunca havia tido um experiência assim, sentia-se estranho, sabia que era real, mas onde?


Sentou-se na cama, agora com a luz acesa e tentou refazer mentalmente o caminho até aquela paisagem, não conseguia desvendar o mistério, levantou-se e ao virar-se para a parede que ficava aos pés da cama teve uma surpresa!
Ali, na parede, estava um quadro com a pintura exata do local onde havia estado. Não pôde acreditar ao ver, então ao observar todos os detalhes resolveu fazer um teste.
Deitou-se confortavelmente e depois de algum tempo sentiu que seu espírito se desprendia do corpo, abriu os olhos e foi andando em direção ao quadro, na intenção de entrar dentro dele, tamanha foi a surpresa ao ver-se novamente dentro daquela paisagem.

Mas a paisagem não era estática como a pintura, tinha movimento, podia ouvir o barulho do riacho e sentir a grama fofa sob seus pés.
No outro dia teve a idéia de então imprimir fotos de pessoas conhecidas num bom tamanho e colar no quadro, como se as pessoas fizessem parte do cenário, e novamente uma surpresa, quando entrou naquela paisagem encontrou-se com todos os seus conhecidos e pôde inclusive conversar com eles.
Bom, isso, foi um sonho criado pelo sonhador, uma realidade que ele mesmo manipulou naquele momento, um sonho criativo.

2 comentários:

  1. olá, querida neith! vim aqui dar uma espiada. mto legal essa idéia, hein? voltarei sempre, pra ver as dicas sobre sonhos!

    bjos, Little Girl Blue

    ResponderExcluir
  2. Lindo blog, excelentes postagens!
    Amei!
    Parabéns!

    Marion

    ResponderExcluir